Empadão Pirenopolino

Em Pirenópolis, no natal o prato principal não é o Peru não! Aqui o rei do Natal é o empadão. Aprenda essa receita tipicamente pirenopolina

Publicado em 18 de dezembro de 2014

empadao_pirenopolis

Pirenópolis é uma cidade do interior e ainda se mantém muitas das tradições, uma delas é preparar boa parte da comida que vai ser servida em reuniões de família e datas especiais.

Quando chega o fim do ano, tem todo um planejamento para as famílias prepararem a ceia de natal. Se reúnem para fazer uma leitoa a pururuca, o arroz com uva passas, mas o prato principal não é o Peru não! Aqui o rei do Natal é o empadão.

Para quem não conhece, empadão é uma espécie de torta, e no recheio vai frango, linguiça de porco, carne de porco, pão, queijo, palmito, molho de tomate…

Que tal aprender essa receita goiana, mas de uma forma tipicamente pirenopolina?

Ingredientes

Massa

1/2 kg de farinha de trigo

100 g de gordura vegetal

750 ml de água fervente

2 colheres de fermento em pó

1 pitada de sal

Recheio

1 frango inteiro

3 ovos cozidos

4 espigas de milho verde

200 g de palmito

200 g de azeitona

100 g de guariroba (ou gueroba)

200 g de linguiça de porco

200 g de queijo em cubos

1 copo de leite

2 colheres de maisena

Pão francês

extrato de tomate

Modo de preparo

Massa

Coloque em uma bacia a farinha de trigo, no meio coloque a gordura vegetal e acrescente aos poucos a água quente, mexa para misturar e derreter a gordura. Acrescente a pitada de sal e o fermento. Misture bem e deixe crescer por 40 minutos.

Recheio

Frite o frango e desfie bem e reserve. Na mesma panela que fez o frango frite a linguiça e reserve também. Retire a gordura e deixe apenas 1 colher. Refogue o alho e acrescente o extrato de tomate, criando um molho grosso. Acrescente o frango, linguiça, azeitona, palmito, guariroba e milho. Deixe cozinhar tudo e ficar bem temperado. Depois acrescente a maisena dissolvida no leite, assim que engrossar pode desligar.

Montando o empadão

Abra metade da massa e forre numa vasilha, corte o pão francês e coloque no fundo, coloque o recheio e distribua os cubos da mussarela. Cubra com o restante da massa. Por cima pincele com ovo batido.




voltar ao topo ↑


Subir! ↑