Mara Salles

Investe em pratos autorais e mais contemporâneos, mas sempre a partir de ingredientes nativos e com uma pegada brasileira autêntica

Publicado em 18 de maio de 2010

Mara Salles

Mara Salles nasceu no interior de São Paulo, numa fazenda de café perto de Penápolis, na Noroeste paulista. Veio bem jovem para a cidade de São Paulo, foi bancária durante um bom tempo, depois se aventurou no universo de restaurantes: o primeiro foi o Roça Nova, pequeno restaurante de almoço que ficava na região das Perdizes. Depois montou o Tordesilhas em 1990, a princípio no térreo de um flat nos Jardins. Depois de quase dez anos lá, Mara transferiu seu negócio para a rua Bela Cintra, num espaço bem mais amplo e independente, onde o Tordesilhas se consagrou como uma referência em gastronomia brasileira na cidade.

Mara inaugurou a cadeira de Cozinha Brasileira no primeiro curso de Gastronomia do Brasil, na Universidade Anhembi-Morumbi. Devido à sua curiosidade e paixão pelas coisas do país, Mara pesquisa há mais de 20 anos as comidas regionais brasileiras, viaja e vivencia receitas em todo o país, e as traz para o seu restaurante ou as aprimora e as usa como base e referência para seus pratos. Além de revitalizar e promover um refinamento nos clássicos, Mara também investe em pratos autorais e mais contemporâneos, mas sempre a partir de ingredientes nativos e com uma pegada brasileira autêntica.

Por tudo isso Mara se tornou uma referência em cozinha brasileira no Brasil e no exterior. Mara tem participado dos principais eventos gastronômicos brasileiros e internacionais (Holanda, Itália, EUA, Portugal, Peru, Uruguai, Etiópia) e desenvolveu consultorias, trabalhos e produtos para empresas, entidades e ONGs. No ano passado ela lançou o seu primeiro livro: Ambiências, Histórias e Receitas do Brasil, que, além de algumas receitas, traz muitas histórias e boa literatura.




voltar ao topo ↑


Subir! ↑