O Festim

FestimFesta do Patrimônio Imaterial é uma estratégia de dinamização das atividades associadas ao Turismo, utilizando dos ativos culturais  intangíveis e imateriais de uma comunidade.
O turismo ajuda na ampliação da receita de um município, e quanto mais produtos o turista leva de uma cidade, maior a receita deste destino. É o que chamamos de gasto médio diário.

O FESTIM – Pirenópolis acontece durante o VI Festival Gastronômico de Pirenópolis, reunindo as atividades de qualificação, promoção e apoio a comercialização dos produtos associados ao Turismo como o Artesanato, Produção de alimentos, e as festas populares.

Pirenópolis teve recentemente a sua Festa do Divino elevada a condição de Patrimônio Imaterial Brasileiro. O Festim e o Festival serão uma homenagem ao Império, reforçando a imagem histórica da cidade, suas receitas e a importância para a cultura brasileira.

O Colóquio Gastronômico vai debater com os empreendedores da cidade as possibilidades de associar a gastronomia aos ativos culturais e a produção rural local. Serão chefs de diversos lugares debatendo com a comunidade os cases de cada um.

As Aulas Shows ou Oficinas são momento do ensino prático, onde os chefs locais e nacionais apresentam receitas que todos podem alcançar. São doces, salgados e pratos especiais feitos na hora em frente a Platéia.

A Feira Sabor e Tradição é o momento onde a comunidade e os profissionais de gastronomia podem acessar todos os produtos da região e de projetos ligados ao Cerrado. Desde o artesanato, aos produtos orgânicos, doces e conservas, especiarias, sorvetes, tudo produzido dentro do conceito sócio-ambiental e cultural.

O Almoço Conceito é o momento onde um renomado Chef apresenta o uso dos produtos regionais com valorização da alta gastronomia, momento onde os empresários locais, imprensa e formadores de opinião podem ver como os produtos brasileiros podem compor, com responsabilidade, os menus dos restaurantes de alto nível, promovendo os produtos para o mercado consumidor.

Menu – Almoço Conceito (baixar)


voltar ao topo ↑


Subir! ↑