Timbale de taioba e suã de lata

Chef Simon Lau Cederholm

Publicado em 28 de setembro de 2010

Timbale de taioba e suã de lata

Ingredientes

  • 1 suã inteira de porco caipira pequeno (de 1kg e meio a 2kg) cortado em pedaços.
  • 3 kg de banha de porco
  • 2 x 5 Pimenta de cheiro
  • 2 x 5 dentes de alho
  • 2 x 1 maço de alfavaca
  • Sal
  • Um maço de taioba

Modo de Preparo

Na véspera

Pedir para o açougueiro cortar a suã em pedaços. Fazer uma mistura no pilão (ou liquidificador) de sal, pimenta de cheiro, alho e alfavaca. Coloque a mistura num recipiente de plástico, onde caiba todos os pedaços de suã. Esfregue a mistura na suã e deixe descansar para o outro dia.

No dia

Suã na lata

Lave bem a suã com água corrente e depois seque bem em um pano. Derreta a banha numa panela e adicione os mesmo temperos que foram usados para salgar a suã, menos o sal. Agora cozinhe a suã a 80˚C por umas duas horas. Não pode ferver porque endurece a carne.

Quando a carne estiver tenra e se soltar com facilidade do osso, a suã estará pronta. Deixe esfriar e, depois, tire a carne dos ossos. Se você não for fazer a timbale neste momento, guarde a carne desfiada coberta com a banha.

Taioba

Lave bem as folhas de taioba, e corte fora a parte mais duras do talo. Dê uma rápida fervida nas folhas em água salgada para amolecer. Em seguida, dê um rápido choque térmico para manter a cor das folhas.

Montagem do timbale

Abra um filme numa taboa com a largura de 40 cm. Monte em cima do filme as folhas em formato de um retângulo de aproximadamente 30 cm de comprimento por 15 cm de largura. Coloque a carne na extremidade do retângulo mais próxima a você e use o filme como suporte para começar a fazer o rolo de suã, moldando com a mão e empurrando com o filme, até formar um rolo. Empurre para dentro os pedaços de carne que saírem nas laterais e feche com o filme. Agora pressione o filme enrolando até que fique fino e firme. Dê um nó em cada extremidade do rolo, e deixe submerso meia hora antes de servir.




voltar ao topo ↑


Subir! ↑