Torta de Jatobá e banana-da-terra caramelada no mel de engenho

Sabores da Terra, por Moisés Nepomuceno

Publicado em 27 de setembro de 2010

Torta de Jatobá e banana-da-terra caramelada no mel de engenho

Sabores da Terra, por Moisés Nepomuceno
Torta de Jatobá e banana-da-terra caramelada no mel de engenho
(15 porções)

INGREDIENTES:

2 xícaras de farinha de trigo

2 xícaras de açúcar refinado

1 xícara de farinha de jatobá

1 xícara de leite

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sobremesa de fermento em pó

2 ovos

10 bananas-da-terra bem maduras

1 pote pequeno de melado de cana

MODO DE PREPARO:

Massa

Bata o açúcar, a manteiga e os ovos até obter um creme, adicione aos poucos e alternadamente a farinha de trigo, a farinha de jatobá e o leite, acrescentando, ao final, o fermento em pó.

Banana-da-terra

Cozinhe as bananas da terra com casca no vapor, adicionando à agua do cozimento um pau de canela (ou 5 dentes de cravo) e metade de um anis estrelado, por aproximadamente 5 minutos. Deixe esfriar e corte em fatias finas.

Melado de cana

Despeje o conteúdo do pote em uma fôrma retangular, distribua as bananas-da-terra fatiadas e acrescente a massa da torta. Leve ao forno à temperatura de 150ºC por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.

Jatobá: a diversidade da flora do cerrado vai além de suas belas paisagens. A utilização sustentável das propriedades nutritivas e medicinais presentes em algumas plantas desse bioma pode se transformar em excelente oportunidade de negócios para a economia local. Produtos como a farinha extraída da vagem do jatobá ilustram esse potencial.

Sorvete de Pimenta

(20 porções)

INGREDIENTES:

2 pimentas dedo-de-moça

5 pimentas de cheiro

1 litro de leite integral

2 colheres de sopa de açúcar

400 gramas de ricota fresca

400 gramas de mel

5 ovos

MODO DE PREPARO:

Creme Confeiteiro

Junte as gemas, o açúcar e 300ml de leite em uma vasilha, misture frio até homogeneizar e leve ao banho maria até engrossar levemente. Deixe esfriar e reserve.

Claras em Neve

Bata as claras em neve até o ponto de picos firmes.

Base do Sorvete

Liquidifique a ricota com o restante do leite (700ml.) e o mel. Em uma vasilha que já possa ir ao freezer, despeje essa mistura e junte as pimentas picadas finamente sem as sementes, incorpore o creme de confeiteiro e homogeinize a preparação, junte as claras em neve e incorpore-as com movimentos suaves até conseguir absorvê-las à base. Leve ao freezer por aproximadamente 4 horas, retire e homogeinize novamente a base (caso necessário utilize o liquidificador) deixe por mais quatro horas e verifique o ponto.

Pimentas: a diversidade de pimentas no Brasil é impressionante, desde aquelas trazidas pelo processo de colonização, como a do reino; até as nativas, como a jiquitaia, utilizadas pelos índios tupi-guaranis em várias preparações autênticas e como acompanhamento das carnes de caça e peixes. Produtos nativos como várias pimentas hoje existentes na culinária nacional demonstram o potencial de uma gastronomia autenticamente brasileira.




voltar ao topo ↑


Subir! ↑